top of page

Linha de defesa contra a dor lombar crônica

  • Foto do escritor: Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca
  • 2 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

O texto de hoje tem o objetivo de educá-lo sobre a dor lombar. Aproveitando que o Super Bowl (final do futebol americano) está próximo, gostaria de propor uma analogia na tentativa de facilitar o seu entendimento. Imagine que você paciente, é o treinador. O profissional da saúde é o seu assistente técnico. O time adversário é a tão temida dor lombar crônica (> 3 meses). Como você montaria a sua defesa? Imagino 3 possibilidades:

1) Ignorar que a ajuda do assistente técnico é importante e tentar resolver o problema sozinho. Você posiciona a primeira linha de defesa com repouso e medicamentos.

2) Escutar o assistente técnico, mas receber sugestões equivocadas que podem comprometer toda a temporada/tratamento. A primeira linha é composta por terapias passivas e injeções. Ou pior, o assistente é mais ousado e já indica a cirurgia na posição do Defensive Tackle (no centro da defesa).

3) Trabalhar em equipe e escalar a defesa com base em muito estudo do adversário e das melhores opções disponíveis no elenco.

Se você escolheu a opção #3, pense em mim como um segundo auxiliar que trabalha na equipe e que conhece os jogadores e tem fontes confiáveis. Eu posso te ajudar com as opções do elenco, mas não tenho muitas informações sobre o adversário (sua dor lombar crônica) porque não te avaliei. Cada um tem suas próprias particularidades e sem um estudo aprofundado de como ele se move, pensa e se comporta, as chances de vitórias são menores. Lembre-se disso.

Mesmo assim, aqui estão as minhas sugestões para cada posição:

  • 1ª linha da defesa:

- Exercícios individualizados com foco nos objetivos, necessidades e capacidades de cada paciente - Educação sobre a sua condição - Terapia Cognitiva Comportamental - Manter-se ativo (evitar o repouso)

  • 2ª linha da defesa:

- Terapias passivas (manipulação, massagem, acupuntura, yoga, mindfulness) - Anti-inflamatórios - Injeção - Cirurgia Obs: que me perdoem os amantes da NFL. O objetivo aqui é simplificar as posições para o leigo no esporte. Fonte: Foster, N. E. et al. Prevention and treatment of low back pain: evidence, challenges, and promising directions. Lancet 18, 30489–30486 (2018).

 
 
 

Comments


bottom of page