top of page

Dor durante o exercício: Saiba o que fazer!

  • Foto do escritor: Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca
  • 14 de fev. de 2018
  • 1 min de leitura

Você já sentiu dor durante uma atividade e ficou na dúvida se era seguro prosseguir? Se ela se tratava de uma lesão ou apenas um desconforto normal do exercício?

Saiba que essa é uma dúvida comum e eu tenho uma dica que pode te ajudar a compreender os sinais do seu corpo. Trata-se do Guia do Semáforo!

Esse guia pode ser usado enquanto estiver praticando um exercício físico ou uma atividade de vida diária. Lembre-se de procurar um profissional qualificado, caso identifique um sinal vermelho ou caso ainda tenha dúvidas sobre a sua dor.

No caso de um sinal amarelo, evite aumentar a intensidade e duração da atividade. Ao contrário, é possível que uma redução da demanda seja necessária.

Sinal verde siginifica que é seguro continuar com o exercício. Um aumento gradativo de demanda (aprox. 5% por dia/treino) pode ser realizado.

Uma avaliação completa realizada por um profissional da saúde é a forma mais segura de garantir recomendações específicas para cada indivíduo. As dicas acima apenas têm o propósito de demonstrar que nem todas as dores são sinais de que um determinado movimento é prejudicial. Portanto, a avaliação do risco e a tomada de decisão é de sua inteira responsabilidade.

Comments


bottom of page